Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exemplos de conflitos sociais


·  Conflito é o processo que ocorre quando a competição ganha um grau de alta tensão social, podendo haver inclusive, violência ou ameaça de violência
Exemplos de conflitos:

 
Exemplos de conflitos:
Uma revolução

2-Um grupo de políticos falando , prometendo e apoiando determinadas coisas entrando em conflito com outro grupo que faz o mesmo com ideias opostas.

3-Eleições são conflitos sociais

4-Uma guerra

5-A luta pela reforma agrária


Conflito é tudo aquilo que não está de acordo, que não "bate"!

Alunos 3° ‘A’:Maria claudia basto souza
                Angélica mota passos
                Victor emanoel araujo de jesus
                 Thais Tavares de Jesus
                 Nataly P. Santos menezes
Prof:Cátia
Disciplina:Sociologia

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Processos Sociais


Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, por exemplo: quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa; quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra; quando um país entre em guerra com outro; etc. 

Se partirmos do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, concluímos que os tipos de processos sociais estabelecidos entre as pessoas irão depender de cada um. A tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses. 

Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativos, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc. 

Os processos associativos são: cooperação, acomodação e assimilação. Na cooperação diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum. Acomodação é o processo onde um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade. Assimilação é o processo que ocorre quando indivíduos de grupos antagônicos se tornam semelhantes. 

Entre os processos dessociativos estão: competição e o conflito. Competição é a disputa de interesses entre indivíduos ou grupos sociais, regulada por "normas", não havendo formas de violência ou força bruta. Diferentemente da competição, que não usa de meios violentos para a conquista do objetivo, o conflito é o processo que ocorre quando a competição ganha um grau de alta tensão social, podendo haver inclusive, violência ou ameaça de violência. 
                                                            Guerra, um processo social dessociativo
Alunos : Anderlane ; Alane ; Paloma Rezende ; Paulo Barbosa ; Priscila ; Tainara Santos ; Thaís Almeida
Prof ª : Kátia      Série : 3ª "a"
Tema abordado : Processos Sociais
Disciplina: Sociologia


Cooperação


Cooperação, no contexto da economia e sociologia é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à competição. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um estatuto mais elevado é, por vezes, considerado como catalisador da acção cooperativa. Da mesma forma, os indivíduos podem organizar-se em grupos que cooperam internamente e, ao mesmo tempo, competem com outros grupos.
A cooperação é ainda vista por muitos indivíduos como a forma ideal de gestão das interacções humanas, pondo a tónica na obtenção e distribuição de bens e serviços em detrimento da sua confiscação ou usurpação. Para esse fim, coopera-se através da troca ou pela partilha altruística.
Certas formas de cooperação são ilegais em algumas jurisdições porque prejudicam o acesso das populações a alguns recursos, como acontece com a fixação de preços por cartéis.
 Alunos : Isabel da Silva Cruz ; Rafael Alves Vieira ; Jamily Passos ; Fernanda Ferreira : kerolayne de Jesus ; Lais Monique
Prof ª: Katia  Série : 3ª "a"

competição
 
A competição respeita a rivalidade entre concorrentes individuais ou coletivos, em vista à obtenção de um ganho, segundo regras ou normas que lhes são comuns e que determinam os comportamentos autorizados.
Podem referir-se diferentes formas de competição, existindo competição entre indivíduos ou grupos a diversos níveis. Fala-se em competição social quando existe rivalidade entre indivíduos ou grupos sociais em vista à obtenção duma posição social, económica, cultural, de prestígio, ou de poder, mais elevada. Nas democracias, a competição política exerce-se frequentemente na luta partidária, ou na competição no interior dos partidos políticos, tendo como objetivo o acesso ao poder político ou a sua manutenção. A competição profissional ou cultural constituiu uma rivalidade
a fim de obter um determinado estatuto social, o reconhecimento público, uma determinada função ou posição de prestígio, ou um ganho pecuniário (objetivo este respeitante sobretudo à competição profissional). A competição económica, que na atualidade, se tornou, motor da própria atividade económica, inscreve-se na lógica da globalização que caracteriza o mundo contemporâneo. Exerce-se através da competição nos domínios da produção, da conquista dos mercados, no consumo.
Alunas : Elis Fernanda ; Gerlaine Custodio ; Luana Andrade & Kamila
Profª: Katia       3ª "a"
Tema : Competição


SocialTwist Tell-a-Friend